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9 de setembro de 2024

Autor: Mariana Porto

Expansão de franquias

A importância da pré-venda (SDR) para a expansão de redes de franquias

No processo de venda de franquias, a qualificação de leads desempenha um papel fundamental. Realizar uma triagem eficiente dos interessados, levantar informações sobre suas expectativas e perfis empreendedores é crucial para identificar os candidatos ideais. Esse cuidado agiliza a venda e garante que os franqueados tenham mais chances de sucesso. Quer entender melhor a importância da pré-venda na expansão de redes de franquias? Vamos lá!

O que é pré-venda?

O pré-vendas é o processo responsável por prospectar e qualificar leads, mas é muito mais complexo do que parece. O profissional de SDR (sigla em inglês para Sales Development Representative) deve ser capaz de identificar potenciais franqueados em meio à sua base de contatos e nutrir essas relações. Isso envolve compreender se o candidato está no momento certo para avançar no processo, se a região para a qual o candidato deseja investir está nos planos de expansão da franqueadora, se o candidato possui o capital necessário para investimento inicial na franquia e se o interesse desse candidato é de curto prazo, para então saber como guiar o lead em direção à negociação. 

Além de conhecimento técnico, o pré-vendas exige empatia, sensibilidade para coletar e interpretar dados, e a capacidade de identificar o perfil ideal de franqueado. O objetivo é garantir que, ao chegar à fase de vendas, o lead esteja completamente preparado para a negociação.

Como o pré-vendas funciona na expansão de franquias?

O pré-vendas no franchising pode ser dividido em três etapas principais:

1. Recebimento de leads de marketing  

Nesta fase, o pré-vendas prontamente atende os leads gerados pelas plataformas de automação de marketing e campanhas de tráfego pago, procurando estabelecer bom relacionamento desde os primeiros contatos, sondando os interessados, analisando os seus perfis e identificando quais estão prontos para a abordagem imediata e quais precisam de mais tempo de maturação. Aqui, é crucial que o pré-vendas entenda o perfil do cliente ideal para a franquia, garantindo que os leads qualificados tenham maior potencial de sucesso.

2. Contato com o cliente  

Após a abordagem inicial, é hora de entrar em um contato mais prolongado com os leads para a apresentação da franquia. Esse momento é essencial para refinar as informações e verificar se os leads realmente são oportunidades qualificadas. O profissional de pré-vendas deve, então, preparar esses contatos para o próximo passo.

3. Passagem do bastão para o consultor de expansão (closer)

Finalmente, o pré-vendas repassa somente o lead ao time de fechamento. É recomendado que os leads desqualificados não sejam totalmente descartados, podendo estes serem incluídos em ações de relacionamento contínuo, pois no futuro podem voltar a ter interesse e se apresentarem em um novo momento de vida ou carreira. Para garantir que a passagem de bastão seja bem-sucedida, todas as informações coletadas devem ser transmitidas de maneira clara e detalhada, permitindo que o vendedor dê continuidade com a melhor abordagem e proposta de negociação.

Pré-venda: essencial para expansão eficiente de franquias

A pré-venda é uma etapa essencial para a expansão de redes de franquias, pois filtra os leads mais promissores, preparando-os para a fase de vendas. Com um processo bem estruturado, é possível aumentar a eficiência nas negociações e garantir que os novos franqueados estejam bem alinhados ao perfil da rede.

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