
Análise de Franqueabilidade
- Posted by Arthur
- On 8 de dezembro de 2020
- 0 Comments
- análise de franqueabilidade, consultoria de franquia, formatação de franquia, franchise, franchising, franchisinggroup, franqueabilidade
O franchising é um sistema rápido e seguro para expansão de um negócio. Por meio da formatação da rede e da prospecção de franqueados, é possível expandir as unidades para outras regiões de atuação, ampliando o reconhecimento da marca. Hoje, vamos falar de uma ferramenta importante para o universo de franquias: a análise de franqueabilidade.
O modelo tem crescido ano a ano. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das redes no primeiro trimestre deste ano foi de R$ 41.469 bilhões, 7% a mais que no mesmo período do ano anterior. No entanto, apesar do aumento da popularidade do modelo, nem toda empresa é compatível com o franchise. Assim, para verificar se a marca é compatível com o sistema, é necessário fazer um estudo detalhado, chamado de análise de franqueabilidade.
Análise de Franqueabilidade
Na análise de franqueabilidade, o negócio é avaliado a fundo, desde o detalhamento do público-alvo até os processos realizados no pós-venda. É uma oportunidade de refletir sobre o próprio negócio e entender quais as suas possibilidades de crescimento. São feitas também projeções de modelos de unidades, além de estimativas de custos e rentabilidade.
Com o objetivo de te auxiliar nós do FG criamos um Diagnóstico de Franqueabilidade, clique aqui e responda o questionário. Após continue lendo a nossa matéria para entender melhor o mercado de franchise.
Análise de Mercado
Um dos primeiros pontos a ser detalhado no estudo de franqueabilidade é a análise do mercado. Uma pesquisa minuciosa para entender o cenário econômico em que a empresa está atuando e quais as perspectivas para o setor de atuação. Nesse quesito, entram também os fornecedores, os concorrentes e o público-alvo. Qual o segmento em que a empresa atua? Como a empresa lida com a sazonalidade do seu produto ou serviço? Quem são os consumidores, quem toma a decisão de compra e quais são os aspectos importantes para esse público? Tudo isso precisa estar claro para o empresário, de forma que a análise contemple todos os aspectos e possa avaliar o real potencial de crescimento.
Marca
Outro ponto importante é a força da marca. A imagem do negócio perante o público-alvo precisa ser positiva. Isso é importante, já que ela será replicada pelos franqueados. O posicionamento da marca no mercado deve estar devidamente alinhado e traduzido no discurso utilizado pela empresa.
Da mesma forma, é preciso atentar para as questões jurídicas, como o registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, para garantir que o ativo mais importante da empresa está resguardado.
Análise da Empresa
A franqueadora precisa ser saudável e, principalmente, ter estrutura para crescer. Para isso, pesa tanto a análise financeira e a consolidação no mercado, quanto a rede de relacionamento, fornecedores, parceiros e equipe de profissionais. Ou seja, a franqueadora deve contar com recursos humanos capacitados para essa nova fase de expansão, além dos recursos necessários para o investimento.
Unidade Franqueada
Cada negócio possui características próprias. Dessa forma, a análise de franqueabilidade vai buscar entender quais os pré-requisitos para a franquia. Há marcas que dependem de uma localização específica, ou de uma estrutura para produção dos produtos. O modelo de operação e de logística da unidade deve estar bem delineado, de forma que seja possível estimar os custos dessa unidade e suas demandas.
É uma boa oportunidade também para identificar quais os diferentes modelos de unidades possíveis para a franquia, de forma a buscar expansão com distintos perfis de franqueados, e aumentar a penetração da marca.
Produtos e serviços
Dentro do estudo sobre o negócio, é preciso atentar também para os produtos e serviços oferecidos pela marca.
- A qualidade é satisfatória?
- Os processos estão bem detalhados?
- O modelo de produção é replicável?
Desse modo, é preciso entender quais os diferenciais daquilo que é oferecido pela empresa e de que forma isso atende às demandas do público-alvo.
Custos e previsões
Neste estudo são feitas também estimativas de custos para implantação das unidades.
- Quais as principais despesas do franqueado?
- Quanto será cobrado por cada produto e serviço?
- Qual será o valor das taxas?
- Diante desse cenário, qual o prazo médio para recuperação do investimento?
Então, tudo isso precisa estar bem definido para entender qual será a capacidade de investimento exigida do franqueado e se o negócio será rentável para os investidores.
Objetivos e perspectivas
É importante que o consultor de negócios entenda também quais são os objetivos e anseios do potencial franqueador. Compreender seu momento de vida, assim como, as expectativas que possui com o negócio. Isto, vai ajudar na compreensão de qual o melhor caminho para crescimento do negócio.
Perfil do Franqueado
Outro aspecto que deve ser estudado é o perfil que o franqueado deve ter para tocar a operação da franquia. Isso deve estar claro tanto para o potencial franqueador quanto para a consultoria que está conduzindo a análise de franqueabilidade. Portanto, é preciso listar todas as competências necessárias para definir um perfil para o investidor.
Know-how do franqueador
Um dos diferenciais do modelo de franquias é o acesso do franqueado a todo o know-how do franqueador com a condução do negócio. É preciso avaliar a capacidade da franqueadora de replicar o modelo de operação, além de estruturar manuais e treinamentos para que esse conhecimento seja difundido dentro da rede.
A condução da análise vai depender da metodologia utilizada por cada consultoria. Não há uma receita pronta para esse processo. Por isso, é importante que o empresário busque uma assessoria capacitada, com experiência no mercado e com conhecimento sobre seu segmento de atuação, que vai avaliar o negócio e oferecer uma análise séria e contundente do potencial de franqueabilidade.
A empresa pode receber um retorno negativo sobre a análise de franqueabilidade. Muitas vezes, o negócio não está preparado para expandir por meio do franchising, ou esse não é o caminho mais adequado para alcançar os objetivos da marca. Há também casos em que a empresa tem potencial para virar franquia, mas precisa realizar alguns ajustes no seu modelo de negócio, ou ter mais maturidade para dar esse passo.
Então, gostou desse conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!
Caso tenha interesse em saber mais sobre nosso serviço de Formatação de Franquias, clique aqui. Conheça também, o Mentoring Empreendedor, um serviço criado para ajudar você a encontrar a franquia ideal!
Quer ler mais conteúdos como os nossos? Acesse o blog da Central do Franqueado e fique por dentro de todas as novidades do mundo do franchising!
0 Comments