
Filial e franquia – entenda a diferença
- Posted by Arthur
- On 22 de outubro de 2020
- 0 Comments
- expansão de negócio, filial, filial ou franquia, modelo de expansão, modelo de negócio
É comum as pessoas confundirem o significado de filial e franquia, no entanto esses dois modelos de empresa possuem diferenças evidentes. Para que você possa compreender os aspectos de cada uma delas e não haver mais dúvidas, entenda a diferença entre filial e franquia.
Como funciona uma Franquia
No mercado de franchising, ao comprar uma franquia o investidor passa a ser visto como um franqueado e a franqueadora por sua vez cede a ele o direito de uso de sua marca, cobrando parte do faturamento como royalties.
Nesse tipo de relação comercial, todas as normas e deveres de ambas as partes estão claramente expressas em contrato, dessa forma o franqueado possui certa autonomia sobre sua franquia, devendo apenas respeitar as normas e políticas definidas nos manuais de franquia pela franqueadora.
O franqueado também possui a liberdade de escolher onde será implantada a franquia, com a ajuda da franqueadora para análise do ponto de venda, lógico.
Vantagens
- Expansão de atividades realizada com capital de terceiros (franqueados);
- Riscos menores aos franqueadores, que recebem suporte e treinamento da franqueadora.
Desvantagens
- Riscos à reputação da marca, devido à má formatação da franquia;
- A qualidade dos produtos pode cair se não houver acompanhamento por parte da franqueadora ou se as informações não estiverem claras nos manuais de franquia.
Como funciona uma Filial
No caso das filiais, elas se caracterizam por serem estabelecimentos subordinados à empresa matriz, mesmo que possuam sua própria direção. Sendo assim, é a matriz que define quando e onde, serão criadas novas unidades. Do mesmo que o tempo que as mesmas estarão em operação. Ou seja, a matriz tem o poder inclusive, de definir que uma filial não é mais necessária, devido a baixa demanda por exemplo.
Assim, ao contrário das franquias, é a matriz que direciona recursos para a implantação das novas unidades para a expansão da marca. Vale ressaltar, que isso possui um custo elevado.
Vantagens
- Todas as unidades pertencem a marca, fortalecendo dessa forma a imagem da empresa (gera patrimônio);
- Controle sobre a expansão, gestão e operação das unidades.
Desvantagens
- Alto investimento para expansão;
- Valor alto de despesas, necessárias para manter as novas unidades;
Filial e franquia, qual a diferença?
Há pontos em comuns entre esses dois modelos de empresa. Por exemplo, nos dois casos há suporte e treinamento da detentora da marca e forte apelo pela padronização dos processos. Porém, as grandes diferenças ficam por conta do financeiro e a liberdade de gestão.
Em uma filial, todos os custos são absorvidos pela matriz, no entanto ela possui controle absoluto sobre a unidade.
Já nas franquias, os franqueados usufruem de certa independência de gestão, uma vez que a unidade é deles pois a compraram, porém os custos e prejuízos (se houver) também são de sua responsabilidade.
Então, gostou desse conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!
Caso tenha interesse em saber mais sobre expansão e gestão de franquias, clique aqui para falar com um de nossos escritórios!
Quer ler mais conteúdos como os nossos? Acesse o blog da Central do Franqueado e fique por dentro de todas as novidades do mundo do franchising!
0 Comments