
O 7 de setembro e o franchising
- Posted by Arthur
- On 7 de setembro de 2021
- 0 Comments
- 7 de setembro, Economia Brasil, franchise 2021, Franchising 2021, independência do Brasil
Chegamos ao 7 de setembro 2021, dia do aniversário do Brasil. Quase exatamente um ano e meio após o início dos efeitos da pandemia no país.
A proximidade à data de aniversário leva a pensamentos, assim como traz memórias que podem levar você a experienciar momentos alegres ou tristes, de lamentações com relação ao passado, ou mesmo de confiança a respeito do futuro. Com relação a economia do nosso país, estas reflexões não são tão diferentes, não é verdade? O que esperar do cenário econômico do Brasil para os próximos meses ou ano?
Tendo um ano de eleições à vista e um cenário internacional complexo, esta pergunta não é facilmente respondida, mas uma coisa é certa: o Brasil pode contar que o franchising contribua com a sua parcela para o fortalecimento do mercado interno e da economia.
Faturamento do Setor
No 2º trimestre de 2021 o faturamento do setor de franchising chegou quase ao patamar do faturamento do mesmo período do ano de 2019 de 2019, antes da pandemia. Ou seja, o bounce back já foi dado pelo setor (termo tão comentado no mercado, que faz alusão a uma “bola que pica de volta para onde estava). O franchise já se encontra nos mesmos níveis de desempenho anteriores à pandemia, considerando-se o desempenho trimestral. Já em comparação ao faturamento do 2º trimestre de 2020, início da pandemia, o faturamento do setor aumentou em quase 50%, mostrando a força de recuperação e dinamismo do mercado de franquias. A projeção é que, em 2021, o faturamento do franchise cresça 8% (Fonte: Associação Brasileira de Franchising).
Fica claro então, que as redes de franquias apresentaram uma rápida reação ao cenário de mercado inusitado que a pandemia trouxe, mas o que está por trás destes resultados?
Empreendedorismo que Oxigena a Economia
O sistema de franquias é um sistema de negócios que permite rapidamente replicar experiências de sucesso país afora. Em nenhuma outra época a velocidade de testar melhorias ou implantar inovações se faz tão importante como em épocas de rápida e profunda mudança de cenário, como ocorreu em a partir de março de 2020 no Brasil.
Exatamente como na dinâmica de propagação de um vírus, uma “mutação” em um modelo de negócios, que atua como franquia, pode rapidamente ser replicada nas diferentes unidades desta rede, possibilitando uma rápida adaptação da marca às variações de comportamento do mercado onde atua. A mutação pode se dar, por exemplo, seja através do lançamento de um novo produto ou serviço, seja no desenvolvimento de um canal de vendas não antes explorado para alcançar o consumidor.
Muitas foram as redes de franquias que souberam desenvolver alternativas para minimizar o impacto das rápidas mudanças de mercado e encontrar um caminho de retomada para as suas vendas. Por outro lado, as adversidades enfrentadas pela população e pelos negócios em meio à pandemia geraram tantas oportunidades de negócios que muitas novas marcas e operações se lançaram como franquia neste período, tendo a pandemia como propulsora de um sólido crescimento em vendas e expansão de unidades franqueadas pelo país. A última projeção da ABF (Associação Brasileira de Franchising) à presente data é que o número de redes de franquias cresça 4% no país em 2021.
Como consultor para franquias, no dia a dia, vejo que este percentual pode ser, na realidade, muito maior. Esta é a força do mercado de franquias. É assim que o franchising contribui para o desenvolvimento do nosso país. Esperamos que no próximo aniversário da nossa pátria, tenhamos números do setor ainda melhores para comemorarmos!
Autor: Arthur V. Burlamaque (CEO da Franchising Group)
0 Comments