
O bom processo de seleção de franquia
- Posted by Arthur
- On 15 de julho de 2021
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- leads, pré-vendas, recebimento do cadastro, seleção de franquia, venda de franquia
Quando falamos em processo de seleção de franquia, ou venda de franquia, o recebimento do cadastro de leads é onde tudo começa. O pronto atendimento é o primeiro passo na rotina de um profissional de pré-vendas.
A experiência do FG mostra que aumentam significativamente as chances de conversão quando um lead é atendido em até 2 horas após ter feito o cadastro de seu interesse. Para que este atendimento seja ágil, mas também efetivo, é importante equilibrar nestes primeiros contatos o uso de ferramenta de automação de marketing com atendimento humanizado. Ao mesmo tempo que a automação do processo permite nutrir o lead com um grande volume de informações, o consultor de Pré-Vendas pode, melhor do que ninguém, sondar e gerar sinergia no relacionamento para esquentar as tratativas.
Pela metodologia FG, o primeiro filtro a se realizar junto a um candidato a franquia, sempre é o que chamamos de Filtro de Interesse. Hoje em dia, está muito fácil qualquer pessoa cadastrar interesse em alguma franquia ao reagir a algum anúncio ou ação da internet, muitas vezes até sem compreender direito no que se está se cadastrando. Assim, sondar o candidato e validar sobre o seu real interesse, a partir da explanação sobre a marca, segmento de mercado, modelo de negócios e investimento necessário se torna o primeiro grande filtro.
Havendo o candidato real interesse em seguir, após a compreensão de todos os aspectos da franquia, o segundo filtro é realmente se o candidato possui ou não a capacidade financeira de investimento para a implantação da franquia. A comprovação de capacidade financeira sempre é um tópico delicado a abordar com os interessados, ainda mais dentro do contexto da nova lei de proteção de dados. Porém, é um filtro essencial para que, nem o franqueador, nem o franqueado alimentem falsas expectativas e gerem algum tipo de frustração.
A este ponto, o candidato já está avançado em termos de qualificação e, normalmente, começa a ter maior necessidade de esclarecimento sobre detalhes do comportamento financeiro e projeções financeiras do negócio. Também, é comum a este ponto, começarem as dúvidas e reflexões a cerca do potencial de mercado da região ou localidade onde se imagina implantar a franquia. Apenas após se ter criado confiança nestes pontos é que podemos afirmar: o lead está quente para fechar!
A sequência do processo cumpre com aquelas etapas obrigatórias no mundo das franquias, o recebimento e validação da COF, além das discussões e negociações relacionadas ao Contrato de Franquia.
Uma boa seleção é a estratégia para não se perder tempo e energia dos profissionais envolvidos no pré-vendas. Bons negócios começam com questionamentos sobre o perfil do prospect e sobre suas pretensões para o futuro. Quanto mais direcionamento e diálogo, maiores são as chances de se um casamento perfeito entre franqueado e franqueador.
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