
Plano de Comunicação: como elaborar para sua franquia
- Posted by Arthur
- On 17 de dezembro de 2020
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Certamente você já deve ter ouvido falar do plano de comunicação. Talvez não tenha certeza quanto a importância desse documento ou qual a sua finalidade, mas já o conhece. Por isso, hoje vamos falar desse instrumento, essencial para o setor de marketing e te dar dicas de como elaborar para sua franquia!
O que é Plano de comunicação?
O plano de comunicação, trata-se de um documento que pauta todas as informações e esforços relacionados às ações de comunicação, como o próprio nome já sugere. No entanto, ao contrário do que muitos profissionais acreditam, esse documento necessita ser constantemente atualizado, de forma a acompanhar de forma real, os resultados obtidos e as estratégias que estão sendo postas em ação.
Em resumo, um plano de comunicação possui os seguintes aspectos:
• Estratégias e formas de transmissão de mensagens;
• Canais que serão utilizados e os públicos adequados;
• Periodicidade de contato com determinado público.
Além disso, existem algumas perguntas que auxiliam no processo de criação de um plano de comunicação, como:
• Quais os objetivos das campanhas que serão desenvolvidas?
• Quais os públicos que serão trabalhados?
• Como a marca irá se posicionar?
• Quais os resultados desejados?
• Quais são os canais ideais de acordo com o público e os objetivos definidos?
Essas, são apenas algumas das questões que fundamentam e ajudam a estruturar um plano de ação eficiente.
Quais os benefícios de um plano de comunicação para a franquia?
O principal benefício a estruturação do posicionamento da marca, além disso, é possível descobrir como o público percebe sua franquia e assim, definir melhor os investimentos.
Como elaborar um plano de comunicação para sua franquia?
É preciso contar com bons profissionais da área de comunicação, pois possuem a experiência e o conhecimento necessário para a elaboração de um plano de comunicação eficiente para sua rede de franquias. Também é necessário observar algumas questões:
Valores da organização
As campanhas e ações de comunicação, devem estar alinhadas a missão, visão e valores da empresa. Do contrário, o plano de comunicação não estará de acordo com os objetivos essenciais da marca.
Observar público e concorrentes
Ao desenvolver um plano de comunicação, deve-se estar atento ao comportamento do seu público-alvo, como também a forma como seus concorrentes estão atuando no mercado. Essa análise aprofundada permite que sua franquia encontre oportunidades que ainda não foram exploradas.
Avalie os canais de comunicação
Com as redes sociais em alta, muitas marcas esquecem que existem outros canais interessantes a serem explorados. Em cidades grandes e locais de tráfego intenso, os outdoors se apresentam como mídias interessantes. Portanto, estude seu público a fundo e encontre formas diferentes de abordá-lo.
Defina objetivos e estratégias
Todo plano de comunicação precisa ter objetivos claros, de forma a permitir a elaboração de estratégias eficazes. Afinal, é através do cumprimento deles que será possível mensurar seus resultados.
Plano de ação e cronograma
Para finalizar, todo planejamento possui datas e um passo a passo. Portanto, o plano de comunicação de sua franquia, necessita de um cronograma com datas e ações, expostos de forma detalhada, com o fim de não apenas orientar a equipe de marketing, mas de viabilizar a concretização das ações.
Então, pronto para criar o plano de comunicação para sua franquia? Conte com a Franchising Group para ajudar sua rede de franquia a expandir suas atividades!
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