
Tropicalização de franquias
- Posted by Arthur
- On 14 de dezembro de 2020
- 0 Comments
- expansão de franquias, tropicalização, tropicalização de franquias
As franquias são conhecidas por sua padronização. No entanto, quando olhamos para um país do tamanho do Brasil, onde há tantas regiões com culturas diferentes, é comum se questionar se um mesmo modelo de negócio, pode ser replicado em diferentes estados sem sofrer alterações. Para ilustrar melhor esse tema, onde falaremos sobre tropicalização de franquias.
Afinal, o que é tropicalização de franquias?
O termo tropicalização é utilizado para identificar as adaptações feitas na franquia, aos gostos de cada região onde se abre uma unidade. Ou seja, quando a franqueadora, altera alguns de seus padrões como: cardápio, uniforme ou layout da loja, por exemplo, de forma a encaixar uma de suas franquias em determinada região.
Muitas franqueadoras utilizam desse processo para ampliar suas atividades e conquistar o público do lugar onde deseja estabelecer uma franquia.
Prós e contras da tropicalização de franquias
Como toda estratégia de expansão, a tropicalização também possui alguns fatores que devem ser considerados pela franqueadora na hora de optar por mudanças em seus padrões.
Pontos positivos
Com seus processos ajustados à nova localidade, a interação e o relacionamento com o público se tornam mais fáceis, uma vez que os clientes se identificam mais facilmente com a marca.
Pontos Negativos
Por precisar alterar com certa frequência seu mix de produtos, inserindo alguns e retirando outros, como forma de agradar ao seu novo público a cada nova localidade, a franquia acaba perdendo escala e ganho de competitividade.
A tropicalização de franquias, é vista por muitos profissionais como um fator que impede o crescimento da rede. Uma vez que, exige mudanças e assim pode comprometer os processos já estabelecidos. Portanto, a franqueadora precisa fazer um levantamento dos benefícios, assim como das dificuldades que ela encontrará. Dessa forma, é possível colocar a decisão na balança e fazer a escolha baseado em informações concretas.
O que você achou desse conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe essa postagem com quem possa se interessar.
Caso tenha interesse em saber mais sobre franquias e nossos serviços, clique aqui e fale com um de nossos escritórios!
Quer ler mais conteúdos como os nossos? Acesse o blog da Central do Franqueado e fique por dentro de todas as novidades do mundo do franchising!
0 Comments