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A História do Franchising no Brasil e no Mundo

O setor de franquias é um mercado em ascensão, o qual muitos empreendedores recorrem quando decidem investir em um negócio, mas também serve como escada para aqueles que já têm uma marca de sucesso e querem expandir.
Embora no Brasil tenha ganhado evidência recentemente, esse tipo de investimento não é novo.
Vem de uma evolução do empreendedorismo mundial e tem diversos marcos ao longo da história.
Quer conhecer mais sobre a formação do franchising no mundo? A seguir te explicamos.
Conheça a linha do tempo do franchising no mundo e especificamente no Brasil:

O que é franchising?

O franchising é um modelo de negócio em que uma empresa (franqueador) concede a terceiros (franqueados) o direito de utilizar sua marca, know-how, produtos ou serviços, em troca de taxas e royalties.
O franqueador fornece suporte e orientação ao franqueado, incluindo treinamento, publicidade, gestão e outros recursos. O franqueado, por sua vez, opera um negócio independentemente, seguindo os padrões e diretrizes estabelecidos pelo franqueador.
O franchising permite a expansão rápida de uma marca com menor investimento e riscos compartilhados entre o franqueador e os franqueados.

Qual é a origem do franchising?

A origem da palavra vem do francês “franchisage”, e foi criada para denominar a concessão de privilégios ou abono de uma servidão, que os senhores feudais ofereciam a alguns súditos e Estados.
A origem exata desse modelo de negócio não é confirmada, porém, há historiadores que dizem que o modelo de franquias vem da Idade Média e foi implementada pela Igreja Católica, ainda de forma muito rudimentar, com a concessão de licenças para senhores de terra captarem impostos em nome da igreja.
Ao ser vista como uma forma de capitalização, novas unidades foram implementadas em outras cidades.
Todavia, a utilização de franquia para o setor empresarial teve sede nos Estados Unidos na década de 1850.
Durante a Revolução Industrial estadunidense, com a produção em massa, e a necessidade de ampliação para atender às demandas de outras áreas do país, algumas fábricas começaram a selecionar franqueados para abrirem unidades em áreas determinadas pela franqueadora.
A empresa pioneira desse segmento foi a “Singer Sewing Machines” em 1852, que concedeu licença de uso da marca e de seus métodos de operação a comerciantes que desejassem revender seus produtos em lojas situadas em diversos pontos dos Estados Unidos.
Além disso, após a Segunda Guerra Mundial, por volta da década de 1950, muitos ex-combatentes tiveram dificuldade de conseguir emprego, o que os levou a recorrer para a abertura de franquias, de modo a conseguirem gerir um negócio próprio, contudo, aproveitando o know-how das marcas.
Na década de 1960 a International Franchise Association (IFA) foi fundada, como um grupo comercial focado nos esforços governamentais e de relações públicas para a indústria de franquias.

Franchising no Brasil

Na mesma década as primeiras franquias começaram a aparecer no Brasil, tendo como as exploradoras desse mercado as escolas de idiomas.
Após isso, com predomínio na década seguinte, o setor começou a crescer no país e empresas de varejos passaram a investir no franchising como meio de expandir seus negócios.
Foi também nesse período que diversas franquias dos Estados Unidos chegaram ao país.
Entre os anos 1980 e 1990 tivemos o primeiro boom no mercado de franquias, com o surgimento de Shopping Centers no Brasil.
Em 1987, foi criada a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a qual apresenta oficialmente o sistema de franquias brasileiro como uma entidade sem fins lucrativos.
Já em 2009 houve o segundo boom, por conta do crescimento econômico da época. Com isso, o que era mais presente nos segmentos alimentícios se espalhou em todos os nichos do mercado.

Regulamentação do franchising

Já no ano de 1994, foi criada a Lei nº 8.955/94, a qual ficou conhecida como a Lei de Franquias sendo a primeira forma de regulamentação do setor.
Porém, após 20 anos da sua implementação, foi necessária uma atualização da lei que estava em vigor.
Por isso, em 2019 a Nova Lei de Franquias foi sancionada.

Franchising Group

O empreendedor gaúcho, Arthur Burlamaque, também criou marcos no franchising brasileiro. Em 2006, ele fundou o Franchising Group, sediado em Porto Alegre, com o objetivo de oferecer serviços de formatação e expansão de franquias, impulsionando o crescimento de empresas no sul do país.
Em 2012, a empresa já havia alcançado um marco importante, com a conclusão de 100 projetos, o que evidenciou tanto o sucesso do Franchising Group quanto do mercado de franchising como um todo.
Em 2015, a própria marca Franchising Group foi formatada, tornando-se franqueadora, o que permitiu a abertura de várias unidades em todo o país. E, em 2020, o marco de 500 projetos foi alcançado, com casos de sucesso tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Em 2021 lançou holding de franquias Mr. Franq.
Além disso, a participação do Franchising Group em feiras de franquias também teve um impacto significativo em sua trajetória. Desde 2018, a empresa participa anualmente da Expo ABF e, a partir de 2022, passou a marcar presença também na IFA, fortalecendo ainda mais sua presença e networking no setor.

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