diagnóstico
open open

MAIS RECENTES

CURIOSIDADES

A História do Franchising no Brasil e no Mundo

FEIRAS E EVENTOS

Franchising Group marca presença na Feira da Franquia em Porto Alegre

MERCADO DO FRANCHISING

Desempenho do Franchising

CASES

Candy&Coffee estará com o Franchising Group na Feira da Franquia

CONTEÚDO TÉCNICO

Tudo o que você precisa saber sobre a Lei de Franquias

Desempenho do Franchising

A Associação Brasileira do Franchising (ABF), promove trimestralmente a pesquisa de desempenho do setor, como uma maneira de registrar e comparar as mudanças ocorridas em determinados períodos.
O estudo apresentado sobre o último trimestre de 2022 já mostrava um progresso significativo do franchise, com expectativas de prosperidade para o mercado.

Ótimas perspectivas para 2023

Na primeira análise de 2023, realizada entre os dias 10 de abril e 05 de maio, manteve-se o cenário promissor.
O crescimento do faturamento nominal do mercado de franquias foi de 17,2%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os setores de destaque, entre os 12 segmentos elencados, foram o de hotelaria e turismo – com um faturamento de 37,5% –, saúde, beleza e bem-estar – com crescimento de 27% – e alimentação food service – com aumento de 21,2%.
Dentre os fatores responsáveis por essa crescente do setor, destaca-se a retomada das atividades sociais após o períodos pandêmico, apresentando maior procura por viagens, hospedagens, consumo no local e confraternizações.
Esse retorno a práticas comuns antes da pandemia do Covid-19 vem movimentando a economia do país após um período de isolamento.

Localização das operações

Além disso, a pesquisa feita pela ABF também indicou que a predominância de Lojas de Rua manteve-se, porém com um leve crescimento, passando de 51,7% para 52,0%.
O mesmo ocorreu como as operações em Shoppings que aumentaram de 20,0% para 22,2%.
Outros modelos de localização das operações também marcaram um avanço.
Supermercados/Galerias foram de 2,6% para 4,2%, Strip Mall, de 0,4% para 1,7%, Terminais de Transporte, 0,9% para 2,0% e Virtual, de 0,8% para 2,7%.
Mesmo com participação menores, essas localizações obtiveram maiores avanços dentre os analisados.
Contudo, o modelo Home Based passou por uma decaída, indo de 14,8% para 10,1%, o que pode ser visto como uma resposta ao final da pandemia, quando muitas pessoas precisaram migrar para esse modelo por decorrência da necessidade de isolamento.
No infográfico elaborado pela ABF também é perceptível um decréscimo de localizações menos tradicionais, classificadas na categoria “Outros”.
Esse modelo diz respeito a Prédios comerciais, Postos de combustível – Conveniência –, Condomínios residenciais, Store in Store, Hospitais e Clubes esportivos. Passaram de 8,7% para 5,2% no período analisado.

Perfil dos novos franqueados

Segundo o estudo, “Empresário procurando novas oportunidades” permanecem no topo do ranking, passando de 29,0% para 34,9% em 2023. Já os franqueados com perfil “Investidor” não passou por grandes mudanças, variando apenas de 17,8% para 17,9%. Entretanto, os empreendedores que procuram uma franquia “Como opção de carreira”, “Complemento de renda ou vendas” e “Alternativa de ocupação ou vendas”, apresentaram um decréscimo na sua participação. Já o perfil “Aposentado” aumentou sua porcentagem, de 1,6% para 2,3%.

Conclusão

Com a visão apresentada pelo relatório de Desempenhos do Franchising - 1º Trimestre de 2023 disponibilizado pela ABF, pode-se criar grandes expectativas para um futuro próspero no franchising.
Por isso, você que quer empreender investindo em uma franquia, ou quer formatar a sua marca, o momento é agora!
Com o Franchising Group você tem o auxílio de especialistas em franquias para ajudar você a alcançar os seus objetivos.
Entre em contato conosco e saiba mais!

VOCÊ PODE GOSTAR

INSCREVA-SE E RECEBA A FG NEWS

Fique por dentro do que acontece no universo do franchise!